COMPARAÇÃO ENTRE FEEDBACK VISUAL E AUDITIVO EM T21 ATRAVÉS DE TAREFA VIRTUAL: UM ESTUDO TRANSVERSAL

COMPARISON BETWEEN VISUAL AND AUDITIVE FEEDBACK IN T21 THROUGH A VIRTUAL TASK: A CROSS-CROSS STUDY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59788/resp.v1i1.5

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Desenvolvimento infantil, Cognitivo, Aprendizagem Motora, trissomia 21, T21

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a aprendizagem motora de pacientes T21 e comparar o feedback visual e auditivo por meio de tarefas virtuais. Método: A amostra foi composta por 20 indivíduos diagnosticados com T21 de ambos os sexos, sendo divididos em dois grupos com 10 integrantes cada, diferenciados pelo início do jogo “Timing”, o Grupo 01 (G1) iniciou a tarefa através da interface visual e o Grupo 02 (G2) iniciou a tarefa pela interface auditiva. Resultados: Na sequência 1 não houve diferença significativa, na sequência 2, G2 atingiu uma diferença marginal de A1 para A6 (feedback auditivo, p=0,074) e de A6 para R (p= 0,059). Ambos os grupos melhoraram na segunda sequência, independentemente do tipo de feedback, mostrando a necessidade de mais tempo de prática, que é o que os estudos sugerem para o T21. Portanto, não houve diferença entre os grupos. Conclusão: Observou-se que os indivíduos com T21 apresentam melhor aprendizado por meio da repetição, pois, por meio do jogo Coincident Timing, houve melhora no desempenho e diminuição dos erros à medida que aumentava o número de repetições, não havendo diferença no aprendizado entre o visual ou estímulos auditivos. Portanto, sugere-se que novas tecnologias sejam adaptadas às dificuldades das pessoas com T21, permitindo assim maior aprendizado e melhor desempenho em tarefas funcionais.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Geres, C. S., Moriyama, C. H., Herrero, D., Mustacchi, Z., Sales, A., & Massetti, T. (2023). COMPARAÇÃO ENTRE FEEDBACK VISUAL E AUDITIVO EM T21 ATRAVÉS DE TAREFA VIRTUAL: UM ESTUDO TRANSVERSAL: COMPARISON BETWEEN VISUAL AND AUDITIVE FEEDBACK IN T21 THROUGH A VIRTUAL TASK: A CROSS-CROSS STUDY. Revista De Epidemiologia E Saúde Pública - RESP, 1(1). https://doi.org/10.59788/resp.v1i1.5

Edição

Seção

Artigo Original